Gerencial e Informativos Carteira

Para alta gerência é fundamental o fornecimento de dados empíricos na análise de performance das carteiras de crédito.

Baseado na formatação de dados originados nos módulos de gerenciamento de processos de crédito, o módulo GERENCIAL permite fazer diagnósticos de carteiras usando as informações derivadas na administração de contratos, bem como fazer, projeções através de cenários.

Análise gráfica

Análise gráfica

A estrutura dos dados e demais relacionamentos permitem formatar gráficos ilustrativos sobre a composição e evolução de saldos através de fatores como, linhas de crédito, unidades de negócios, classificação de risco, clientes, etc.

Em termos de avaliação de retorno, podem ser feitas projeções comparativas com taxas prefixadas ou indexadores usuais de mercado, como CDI e SELIC, de modo a mensurar o custo de captação e taxa de retorno projetada.


Gráficos Gerados

Através de estruturação de equivalência de saldos e lançamentos derivados de contas internas, podem ser feitas análises comparativas das informações fornecidas.

Todos os gráficos gerados permitem a alimentação de parâmetros numa mesma instância, de modo que o usuário possa submeter variações numa mesma sequencia, podendo ainda exportar a figura para construção de apresentações.

Outra propriedade dos gráficos gerados consiste na disponibilidade de índices e valores em cada parte dos gráficos. Essa sistemática permite o entendimento imediato sem necessidade de recorrer a bases externas.

Gráficos Gerados

Uma Arquitetura Independente de Sistemas

O módulo GERENCIAL é disponibilizado de forma independente dos demais módulos das soluções da PDCASE. Através de estrutura de dados padrões, que podem ser originadas de quaisquer sistemas, os dados são migrados para um banco de dados independente, que realiza o processamento de acordo com a periodicidade definida na composição dos processos de negócios.

A seguir os módulos listados em cinza são estabelecidos como fornecedores de dados, que são processados dentro das regras de negócios de manutenção dos dados consolidados. Enquanto os módulos em preto proveem informações que complementam o conteúdo dos gráficos.

Clique nos tópicos para mais informações.





Sistemas de Crédito

Múltiplos Sistemas de Crédito

A visão gerencial das carteiras de crédito pode ser derivada de múltiplos sistemas de crédito. A premissa básica requer a formatação de dados de acordo validades previamente definidas, que são a priori oriundas dos padrões exigidos na Central de Risco(CRC) regulamentada pelo Banco Central.

A disponibilidade dos gráficos pode ser feita através de qualquer navegador, sem a necessidade de aquisição de software de mapeamento de dados, ou de exibição de gráficos.


Modelagem dos Dados

A modelagem de dados utiliza técnicas de mapeamento de tabelas fatos e dimensões, que viabiliza a implementação de BI - Business Intelligence para análise de dados. O recurso de visualização de dados empíricos com relacionamento a dados analíticos permitem a aplicação funções de “Drill-Down”, no qual o usuário pode acessar todos os registros que compõem o conteúdo originário.

Dependendo do volume de dados dos sistemas originários pode ser requerido um banco de dados mais robusto, que permita rápido retorno dos dados consolidados.



Modelagem dos Dados