Análise & Atendimento

Esteira de Crédito

A “esteira de crédito” deve ser adequada ao instrumento de análise que pode requerer menor ou maior número de etapas no processo de concessão, tendo em vista a complexidade e finalidade do crédito. Todas as informações nesse módulo constituem a base para celebração de contratos de crédito.


Processo Geral

O primeiro contato de fato do solicitante de financiamento se faz pelo atendimento, no qual é possível fazer uma simulação de acordo com intenção de aplicação do recurso a ser emprestado. Nessa fase nem mesmo o cadastro é requerido.

Na opção do cliente por encaminhamento da solicitação é constituída uma sequencia de procedimento conhecido como “esteira de crédito”, onde áreas distintas podem participar do trâmite de concessão, em paralelo com as atividades de enquadramento, cadastro, avaliação de risco, registro de garantias, pareceres até que a proposta possa ser deliberada e transformada em contrato de crédito.

Processo Geral
Concessão de Crédito


Início da Concessão de Crédito

Na abordagem inicial do processo de concessão de crédito são solicitados dados empíricos do mutuário, que retratam a necessidade de capital. Nesse momento, a coleta de informações foca o objeto do financiamento, quais as condições pretendidas e como os recursos serão reembolsados.


Objetivo

O foco do atendimento visa capturar as informações sobre o mutuário e o emprego do capital requerido, que pode ser ajustado de acordo com os itens financiáveis previstos no PORTIFÓLIO DE PRODUTOS.

Objetivo atendimento
Metodologias

Metodologias

Através da adequação em fases pré- estabelecidas, no qual cada papel de atuação dentro do contexto de análise de propostas, são definidos roteiros padrões de entrada de dados.
De forma sistematizada deve ser indicado o tipo de item, que relaciona os itens passíveis de financiamento, com a distinção entre a parte financiada e capital próprio do empreendedor.
Dentro do trâmite, havendo inconsistências, pode ser indeferida a proposta.


Contexto e Resultado

O resultado das informações de propostas permite gerar um enquadramento, de acordo com as linhas de financiamento, propiciando alternativas de parcelamento calculadas de acordo com os parâmetros oriundos da GESTÃO DE CRÉDITO.

No contexto de avaliação do risco do cliente e propostas, os dados mantidos no módulo de CADASTRO, bem como as informações coletadas na propostas, podem ser aplicadas nos modelos de avaliação de risco.

Nesse trâmite ainda são solicitadas as garantias oferecidas, constituindo todas as informações na análise global das propostas de financiamento.

Contexto e Resultados
Trâmite de Propostas em Análise

Trâmite de Propostas em Análise

De acordo com a complexidade e volume financeiro das propostas apresentadas são disponibilizados roteiros diferenciados, que podem exigir quantidade menor ou maior de informações. Em face ao enquadramento de crédito, derivados das necessidades de financiamentos apresentados nas propostas são permitidos simulações de parcelamento, que subsidia o cliente na tomada de decisão pela melhor proposta de pagamentos.

Adicionalmente ao processo financeiro são previstos processos de avaliação de suficiência de garantias, e ainda a verificação de conformidade de documentos de habilitação de acordo com a linha de financiamento selecionada.


Gerenciamento de propostas

A figura ao lado ilustra as operações disponíveis no barramento de gerenciamento de propostas, no qual o analista de crédito visualiza as ações pertinentes a cada tipo de roteiro de análise, destacando as pendências exigidas no processo de concessão de crédito.

O processo de concessão de crédito é resultado de análise compartilhada dos dados, onde cada perfil determinado no fluxo de análise indica o parecer sob sua responsabilidade.

Gerenciamento de propostas
Concessões

Concessões

A indicação das liberações podem ser escalonadas de acordo com as fases previstas na propostas, criando ainda cronograma de liberações. Os dados mantidos nessa fase são objeto de composição da cédula contratual, e ainda determina as informações para efetivação de operações nos módulos de GESTÃO DE CRÉDITO, COBRANÇA e TESOURARIA.