CADASTRO DE PESSOAS

Controle e Revisão de Dados Cadastrais

As informações cadastrais são os instrumentos essenciais para conhecimento dos perfis de clientes e seus relacionados. As práticas de negócios demandam revisões sistemáticas para alavancagem da oferta de novos PRODUTOS e SERVIÇOS.

O CADASTRO DE PESSOAS permite parametrizar as exigências de informações de CLIENTES em função da intenção de contratação de PRODUTOS ou SERVIÇOS quando nas visitas de negócios.

Cadastro de pessoas - PD Case


Objetivo

Objetivando mitigar riscos de informações imprecisas, o CADASTRO DE PESSOAS segmenta o processo cadastramento do CLIENTES em fases distintas desde a coleta inicial pelas ÁREAS DE NEGÓCIOS, passando pela operacionalização das informações, e consequente validação e autorização pela ÁREA GERENCIAL.

Os mecanismos associados ao trâmite cadastral seguem as recomendações do “KYC – Know Your Customer” – emitida pelo BIS.


Fluxo Operacional

O fluxo operacional é ilustrado através da figura ao lado desde a CONTRATAÇÃO DE PRODUTOS & SERVIÇOS até após a autorização a continuidade de processo de cadastramento.

As ÁREAS OPERACIONAIS internas devem se responsabilizar pela verificação e entrada dos dados de cada FLUXO CADASTRAL, que somente será concluído desde que obedeçam todos os requisitos exigíveis nos PILARES DE INFORMAÇOES.

Para inicio de operacionalização de qualquer operação junto ao banco, a ÁREA GERENCIAL é convocada a fazer a VALIDAÇÃO E AUTORIZAÇÃO CADASTRAL.

Fluxo Operacional - cadastro de pessoas
Cadastro de Cliente

Cadastro de Cliente

O CADASTRO DE PESSOAS aplica as recomendações de segregação de funções realizadas no processo cadastral. Todo o trâmite cadastral releva os fatores de conflitos de interesses, diminuindo assim, a ocorrências de erros e fraudes na IDENTIFICAÇÃO.

Através das requisições de LOCALIZAÇÃO, RELACIONAMENTO, OCUPAÇÃO E RENDA, ATIVIDADE E FATURAMENTO e PATRIMÔNIO, podem ser registradas todas as informações relevantes a qualquer produto.


Executando o Ciclo Cadastral de Cliente

A figura abaixo ilustra um exemplo do CICLO CADASTRAL desde a realização da entrevista gerencial, quando o CLIENTE define a intenção de relacionamento com o banco. Todas as etapas do ciclo são mantidas pelo num TRÂMITE DO PROCESSO, quando são armazenadas as informações de SINALIZADORES e FASES DE PERMANÊNCIA de cada registro.

Ciclo Cadastral de Cliente
Base de Informações - Pessoas

Base de Informações

Toda a base de informações do CADASTRO DE PESSOAS permite o registro automático para vinculação a PRODUTOS E SERVIÇOS, que serve de instrumento de avaliação de reciprocidades dos clientes .

A formatação de transações nos esquemas de EXIGÊNCIA, NAVEGAÇÃO e REVISÃO de dados resultam na adequação do PROCESSO CADASTRAL aos requisitos de CONTROLES INTERNOS definidos pelo COMITÊ DE BASILÉIA.