Controladoria

Controle e publicação de informações legais

Você se lembra de um famoso jargão publicitário que dizia que “potência não é nada sem controle”? Era de uma marca de pneus, que se utilizava do oportuno raciocínio segundo o qual um motor veloz depende da qualidade do pneu para funcionar com mais segurança. “Mas o que isso tem a ver com a minha gestão?”, você deve estar se perguntando. Bem, na verdade, tem tudo a ver. Porque neste artigo vamos falar sobre um assunto que pode muito bem exercer o papel de “pneu” para o motor do seu empreendimento, fazendo com que ele se desenvolva com mais qualidade e eficiência: a controladoria.

Decisões acertadas, processos transparentes, excessos eliminados: estes são apenas alguns dos benefícios que uma controladoria pode trazer à sua empresa.

A otimização dos controles internos de uma instituição abrange relações de informações de mercado, contábeis e financeiros. A manutenção de dados nativos de cada sistema de negócios, ainda que use condição de redundancia de dados, permite fazer a conciliação das posições contábeis e financeiras, com alternativa de verificação analitica dos dados integrados, indicando a origem, identificação de pessoas, produtos e contratos de negócios.

O escopo da Controladoria abrange a relação com Banco Central(regulamentação), mercado(acionista) e gerenciamento de caixa. Através de estruturação de planos de contas associados ao padrão COSIF do Banco Central são permitidas visões gerenciais, que podem ser exportadas em formatos de fácil integração.