PDCase

Controladoria

Controle e Publicação de Informações Legais

Você se lembra de um famoso jargão publicitário que dizia que “potência não é nada sem controle”? Era de uma marca de pneus, que se utilizava do oportuno raciocínio segundo o qual um motor veloz depende da qualidade do pneu para funcionar com mais segurança. “Mas o que isso tem a ver com a minha gestão?”, você deve estar se perguntando. Bem, na verdade, tem tudo a ver. Porque neste artigo vamos falar sobre um assunto que pode muito bem exercer o papel de “pneu” para o motor do seu empreendimento, fazendo com que ele se desenvolva com mais qualidade e eficiência: a controladoria.

Decisões acertadas, processos transparentes, excessos eliminados: estes são apenas alguns dos benefícios que uma controladoria pode trazer à sua empresa.

A otimização dos controles internos de uma instituição abrange relações de informações de mercado, contábeis e financeiros. A manutenção de dados nativos de cada sistema de negócios, ainda que use condição de redundancia de dados, permite fazer a conciliação das posições contábeis e financeiras, com alternativa de verificação analitica dos dados integrados, indicando a origem, identificação de pessoas, produtos e contratos de negócios.

O escopo da Controladoria abrange a relação com Banco Central(regulamentação), mercado(acionista) e gerenciamento de caixa. Através de estruturação de planos de contas associados ao padrão COSIF do Banco Central são permitidas visões gerenciais, que podem ser exportadas em formatos de fácil integração.

Os módulos constantes na Contralodaria são descritos a seguir.