GESTÃO CONTÁBIL

Gerenciamento de Informações Contábeis

Todas as informações financeiras legais a qualquer instituição autorizada pelo BACEN deve ser baseada no COSIF – Contabilidade do Sistema Financeiro que não permite uma visão gerencial na forma de tratamento das práticas de negócios.

A GESTÃO CONTÁBIL da PD CASE é aderente aos requisitos da autoridade monetária, com flexibilização de plano de contas próprios com vista a utilizar como ferramenta de análise gerencial.

Metodologia

Metodologia

Todos os métodos de armazenamento de eventos e posições contábeis são estruturados de forma a obter visão por produtos, segmentação de clientes, centro de custo, com possibilidade de cálculo de médias por evento de negócio.

A modelagem de eventos e saldos permite subsidiar informações para BSC – Balanced ScoreCard, que é uma metodologia consolidada no planejamento estratégico de qualquer instituição.


Estrutura Contábil

O princípio da ESTRUTURA CONTÁBIL vincula as contas COSIF ao elenco de contas internas, de acordo com a usabilidade de instituição. Para cada tipo de conta podem ser definidas restrições ao seu uso, que evitam lançamento em conta não autorizada.

Os planos de contas podem ser segmentados de acordo com o perfil de cada empresa ou dependência, evitando movimentações indevidas.

Estrutura Contábil
Agilidade e Integração

Agilidade e Integração

A entrada de dados utiliza métodos de autocomplementação a partir da digitação feita pelo usuário, o que agiliza pesquisas e atualização de cadastro e lançamentos.

O uso de modelos contábeis serve tanto para auxiliar na digitação de lançamentos pela retaguarda, bem como na parametrização de integração dos demais sistemas.


Integração de Sistemas

A integração de movimentos financeiros dos demais sistemas corporativos agiliza os controles contábeis e diminui as ocorrências de erro por inconsistência.

Toda integração é feita de modo síncrono, isto é, ao submeter o serviço, o processamento é feito imediatamente, tendo retorno do resultado.

O uso de integração via eventos de negócios viabiliza a rastreabilidade de processos, podendo ser visualizados dados de identificação de cliente, produtos e contrato a cada lançamento. Viabilizando a implantação de práticas de “Business Intelligence”, com regras de validação às posições contábeis.

Integração de Sistemas
Processo de Integração de Sistemas

Processo de Integração de Sistemas

Inicialmente deve ser cadastrada a INTERFACE, que define os parâmetros necessários para efetivação da integração. As fases de entrada podem esquemas de eventos de negócios, lançamentos dobrados ou lotes de lançamentos.

Alternativamente ao processo de integração é permitida a digitação de partidas pela retaguarda, quando são aplicadas regras de validação de dados. Em todos os casos a atualização de saldos é feita de modo on-line, não havendo necessidade de execução de rotinas BATCH.

A figura ao lado ilustra o esquema de processamento, que pode atender sistemas financeiros e outros sistemas administrativos.