SPED

Sistema Público de Escrituração Digital

A solução SPED da PDCASE absorve informações derivadas dos módulos de Contabilidade e Gestão tributária, de modo a diminuir a necessidade de novas informações para atendimento de todas as demandas obrigatórias requeridas nas diversas especificações fornecidas pela Receita Federal.

O problema

O advento do SPED aprimorou os controles e acompanhamento da RFB – Receita Federal do Brasil sobre as obrigações fiscais, tributárias e contábeis das empresas.

Todas as empresas optantes pelo regime de lucro real foram afetadas na prestação de contas das suas posições financeiras. Particularmente as empresas financeiras foram obrigadas a enviar as informações nos formatos definidos pelo FCONT, SPED CONTÁBIL e EFD-Contribuições.

A solução

A solução SPED da PDCASE absorve informações derivadas dos módulos de Contabilidade e Gestão tributária, de modo a diminuir a necessidade de novas informações para atendimento de todas as demandas obrigatórias requeridas nas diversas especificações fornecidas pela RFB.

A adequação e atendimento das informações previstas nos diversos arquivos requer pouca intervenção com novas entradas para composição dos dados a serem importados pelos aplicativos fornecidos no site da RFB.

Módulos atendidos

O advento do SPED – Sistema Público de Escrituração Digital – instituido pela Receita Federal do Brasil insere uma série de obrigações de informações legais que devem ser enviadas periodicamente de acordo com cada tipo de calendário.

A origem de geração dos dados são basicamente no sistema de Contabilidade e sistema de negócios que mantém informações dos clientes.

  1. ECD Escrituração Contábil Digital (ou SPED Contábil)
  2. ECF Escrituração Contábil Fiscal (blocos exclusivos para mercado financeiro)
  3. E-FINANCEIRA Conjunto de arquivos digitais referentes a cadastro, abertura, fechamento e auxiliares, e pelo módulo de operações financeiras
  4. EFD-Contribuições Cálculo mensal de PIS/COFINS sobre as receitas auferidas de cada competência

Validando arquivos

Cada tipo de arquivo definido no SPED possui layout e programa validador(PVA) especifico que faz a validação de dados de acordo com regras previstas. Nos casos em que os tipos de dados são comuns é exigido o preenchimento dos dados uma única vez.

Exportando arquivos

Na execução do processo de exportação de arquivo são feitas validações dos dados requeridos, de tal forma que somente é processado desde que não existam pendências nos sistemas.

Para cada tipo de arquivo a ser exportado é definida transação diferenciada com a composição dos campos de comando de acordo com exigências de manuais.

Evitando penalização

O atendimento da prestação de contas do SPED evita a penalização pelo não fornecimento dentro do calendário previsto pela RFB, sem ainda criar novos custos de processamento, licenciamento e administração de sistemas.

As especificações dos arquivos e validações feitas no sistema são baseadas nos documentos públicos fornecidos pela RFB.

n>