COBRANÇA DE CRÉDITO

A sistematização dos processos de cobrança de crédito em mecanismos padrões garante tratamento uniforme junto à clientela, evitando distorções ou mesmo desgaste ao executar ações de cobrança por atraso.

A definição de perfil de agente de cobrança, aliada a orientação formal, prazos e severidade de ação resulta numa política única de relacionamento, porém, com distinção aos riscos de não pagamento conforme o tipo de produto ofertado.

A solução de COBRANÇA DE CRÉDITO permite a definição de catálogo geral de ações de cobrança, que abrangem regras de tempo de realização, prioridade e custos de realização.

Padronização de Fluxos de Cobrança

Padronização de Fluxos de Cobrança

A composição das ações dentro de réguas de cobrança determina um “Work Flow” de trabalho a ser designado aos agentes de cobrança, que pode ainda ser segmentado de acordo com especialização da pessoa a relacionar junto ao cliente. Assim como pode ser visto no fluxo ao lado.

A visão de cobrança retrata sempre a posição do saldo devedor do contrato crédito. A cada ação é calculada de forma instantânea a posição de saldos atualizados de acordo com módulo de GESTÃO DE CRÉDITO.



Informações de Cobrança

Todas as informações de cobrança são originadas do sistema de crédito onde é administrado o contrato. Através serviços acoplados na rotina diária são mantidas as posições de parcelas de contratos. O cálculo dos saldos de cada parcela utilizada as regras de negócios indicadas no contrato no momento da efetivação.

Informações de Cobrança
Executando Ações de Cobrança

Executando Ações de Cobrança

A conjunção das parcelas em cobrança com as regras de programação de ações gera uma agenda diária de trabalho, visando cobrar as parcelas em atraso, que são demonstradas aos agentes de acordo com prioridade e prazo de indicado ao perfil do produto de crédito.

A figura ao lado ilustra a forma de trabalho dos agentes de cobrança que acessam a agenda de trabalho dentro do seu perfil, de modo a verificar as pendências de pagamento, e consequente visualização do saldo devedor em atraso do cliente na data de execução de cobrança.


Ações de Cobrança

As ações compõem um extrato de relacionamento do cliente, que pode ser acessível a qualquer momento numa possível renegociação do contrato, havendo alternativa do próprio agente registrar um acordo, que somente pode ser viabilizado por gerente de negócios autorizado.

O tratamento de ações de cobrança numa única sistemática permite avaliar a performance de áreas de cobrança, criando ainda instrumentos de avaliação da eficácia de ações, que subsidia ao gestor de cobrança no aprimoramento das réguas de cobrança

Ações de Cobrança