Provisão para Créditos em Liquidação Duvidosa

PCLD

A PCLD – Provisão para Créditos em Liquidação Duvidosa, conhecida também como PDD – Provisão para Devedores Duvidosos, é um sistema que permite a origem de dados de diversos sistema de Gestão de Crédito dentro de uma base única para determinação da provisão de crédito em função das regras definidas pelo BACEN a partir da resolução 2682.


Chegando a um Resultado

O principio de cálculo da provisão e classificação de risco é feita em função de atraso(se houver) nos reembolsos de prestação(Art. 4º), que determina a classificação da operação(Art. 1º). Por política preventiva de crédito essa função permite balizar um risco mínimo para todas a operações em função da Linhas de Crédito(Rating Mínimo).

Adicionalmente podem ser aplicadas regras de risco da Pessoa, oriunda da fase anterior a operação, conglomerado participante, maior risco para mesmo cliente(Efeito Arrasto), condição de renegociação, dentre outros critérios.

O valor da provisão deriva a classificação da operação que indica o percentual a ser aplicado(Art. 6º). Todos os valores calculados fazem parte da geração do CADOC 3040, e são base para contabilização automática da PDD e classificação que espelha os saldos no CADOC 4010.

Chegando a um Resultado
Visão


Visão

Visando ter instrumentos que garantam a conformidade entre informações enviadas ao BACEN é permitido fazer a conciliação de saldos de acordo com valores devidos, rendas apropriar(RAP), provisão por contrato e classificação de risco nas contas de compensação(grupo 3.1).