PDBacenJud

Sistema de Controle das Ordens Judiciais via BACEN

O Bacenjud é um sistema eletrônico de relacionamento entre o Poder Judiciário e as instituições financeiras, intermediado pelo Banco Central, que possibilita à autoridade judiciária encaminhar requisições de informações e ordens de bloqueio, desbloqueios e transferências de valores bloqueados. Por meio do Bacenjud os juízes, com senhas previamente cadastradas, preenchem um formulário na internet solicitando as informações necessárias a determinado processo com o objetivo de penhora on-line ou outros procedimentos judiciais. Ao final do dia, a ordem judicial é repassada eletronicamente para os bancos, para o cumprimento no dia seguinte, reduzindo o tempo de tramitação do pedido de informação ou bloqueio e, em consequência, dos processos

BacenJud 2.0

O BacenJud 2.0

O BacenJud 2.0 é um avanço na comunicação entre o Judiciário e as instituições financeiras, conferindo economia, segurança, controle e agilidade no processamento das ordens judiciais.

Por meio dele, os magistrados protocolizam ordens judiciais de requisição de informações, bloqueio, desbloqueio e transferência de valores bloqueados, que serão transmitidas às instituições bancárias para cumprimento e resposta.



Características do sistema


• Automatização total do processo de execução das ordens judiciais;

• Rastreabilidade e visualização das etapas de cada ordem;

• Integração com sistemas legados e automação;

• Relatórios e consultas de monitoração e controle.

Bacenjud caracteristicas
Principais funções

Principais funções

• Importação automática do arquivo disponibilizado pelo BacenJud;
• Processamento e distribuição das ordens de acordo com suas características;
• Gestão centralizada da situação de execução de cada ordem. Permitindo a Cooperativa ter uma visão geral de todas as demandas judiciais executadas;
• Rastreabilidade por código da ordem, permitindo a visão de todas as etapas;
• Consolidação das respostas dos sistemas e envio do arquivo resposta;
• Gravação de Logs de auditoria.


Benefícios

A nova versão possui a mesma confiabilidade e segurança da versão do Sisjud para Bancos.

E seus benefícios vão além disso, como pode ver...

Benefícios
segurança

Segurança

Segurança, por dois motivos:

• Usa recursos modernos de segurança e criptografia nas transmissões;

• Elimina riscos de falhas provenientes do processamento humano, conferindo campos de digitação e reduzindo os níveis de acesso à informação.


Economia

Economia, porque diminui o custo de processamento das ordens e solicitações judiciais tanto no âmbito do Judiciário, quanto no Banco Central e nas instituições financeiras, e mais a redução do prejuízo das partes com a manutenção por longo tempo dos recursos parados.

Economia
Controle

Controle

Controle, porque permite ao Judiciário o acompanhamento das respostas às ordens e solicitações emitidas.


Agilidade

Agilidade, porque as ordens são transmitidas eletronicamente e têm suas respostas visíveis para o juízo emissor na manhã do segundo dia útil após seu recebimento pelas instituições.

Agilidade