Prevenção e Lavagem de Dinheiro

Auditoria para Prevenção de lavagem de dinheiro

O PD Auditoria funciona como uma poderosa ferramenta preventiva e de vigilância contínua das movimentações financeiras.

Auditoria/Controle e prevenção de Lavagem de Dinheiro é um módulo da solução PD Bank, Sistema integrado para gestão de instituições financeiras, cobrindo as áreas de Controladoria & Controles Internos, Gestão de Clientes, Mercado & Capitação, Crédito & Fomento, Serviços Bancários e Suporte aos Canais de Atendimento.


Problema

Lavagem de dinheiro (ou branqueamento de capitais) é uma expressão que se refere a práticas econômico-financeiras que têm por finalidade dissimular ou esconder a origem ilícita de determinados ativos financeiros ou bens patrimoniais, de forma a que tais ativos aparentem uma origem lícita ou a que, pelo menos, a origem ilícita seja difícil de demonstrar ou provar.

Essas práticas envolvem múltiplas transações empregadas para ocultar a origem dos ativos financeiros, e permitir que eles sejam utilizados sem comprometimento dos autores. Essa dissimulação é caracterizada como crime antecedente.

Problema
Solução

Solução

A solução PD Auditoria foi desenvolvida para o controle e prevenção à lavagem de dinheiro, com foco no monitoramento das movimentações financeiras de clientes a partir de interação com os sistemas de operações, tais como Contas Correntes, Poupança, Cobrança, etc.

O PD Auditoria é uma solução totalmente aderente a Lei 9.613/98, Circular 2.852/98, Carta Circular 2.826/98, Carta Circular 3.339/06, Princípios Fundamentais do Acordo da Basiléia e Resolução 2.5554/98.


De Acordo com as Regras do Jogo

A partir das regras de monitoramento cadastradas pelo comitê de auditoria e controle da instituição financeira, baseadas na Circular 2.852/98 do BACEN, o PD Auditoria acompanha toda a movimentação financeira do cliente e faz uma análise preventiva.

Ao identificar um ou mais lançamentos suspeitos, que não estejam compatíveis com as regras de análise, tais como o comportamento habitual do cliente ou seu ramo de atividade, o sistema emite alertas aos gestores e aos gerentes de contas.

Regras
Cliente

Conheça seu Cliente

De acordo com a política “Conheça seu Cliente” (KYC – Know Your Customer), os gerentes tem a responsabilidade de contatar o cliente para justificar a movimentação.

Caso a explicação não seja satisfatória, pode ser solicitada uma justificativa nova e/ou complementar. O sistema sempre aceitará novas solicitações e realiza automaticamente a abertura do processo administrativo e, posteriormente, à conclusão da análise.

Caso a movimentação seja caracterizada como lavagem de dinheiro, a instituição deve comunicar ao BACEN via SISBACEN e este ao COAF, que visa manter a credibilidade e a reputação das instituições e do sistema financeiro como um todo.


Como Funciona

O PD Auditoria funciona como uma poderosa ferramenta preventiva e de vigilância contínua das movimentações financeiras. Seu objetivo é o combate aos atos ilícitos, tornando a identificação de ações criminosas uma atividade constante na rotina das instituições financeiras.

O exemplo ao lado ilustra a sequência lógica do sistema, onde o departamento fiscalizador cadastra as regras, as movimentações suspeitas são identificadas automaticamente e os gerentes de contas justificam o motivo das movimentações.

Auditoria
Integração

Fácil Instalação e Integração

O PD Auditoria é de fácil instalação e integração com os sistemas operacionais responsáveis pelas movimentações financeiras que devem ser monitoradas. Pra sua implantação a PD Case conta com um corpo técnico qualificado e com uma experiência de mais de vinte anos em tecnologia e conhecimento do negócio bancário.