PD Garantias

GARANTIAS DE CRÉDITO

O PD Garantias é um sistema eletrônico permite validar dentro do fluxo de propostas os limites sobre o valor do crédito, bem como a obrigatoriedade de tipos de garantias a serem oferecidas pelo mutuário para deferimento da proposta em análise.

Riscos de Perdas

Diminuindo os Riscos de Perdas

O princípio fundamental na concessão de operações de crédito exige uma avaliação do risco de não pagamento, onde insere a capacidade de retorno dos empréstimos e a segurança das garantias oferecidas. O módulo de Garantias de Crédito define as exigências mínimas para cada produto, que permite validar dentro do fluxo de propostas os limites sobre o valor do crédito, bem como a obrigatoriedade de tipos de garantias a serem oferecidas para aprovação da proposta em análise.


Processo de Validação

Dentro do trâmite das propostas administrada na fase de ANÁLISE & ATENDIMENTO, a verificação das exigências de garantias é fator impeditivo para aprovação do crédito, caso não esteja contemplada.

O GESTOR DE CRÉDITO define os parâmetros do sistema para funcionar o módulo de GARANTIAS. Enquanto as LINHAS DE CRÉDITO criam bases de informações que são definidas pelo Banco central.

A parametrização feita a partir das Linhas de Crédito é utilizada na validação e aceite das propostas, que fazem parte do contrato, que são aplicadas na emissão de contratos, bem como no envio do CADOC 3040 – Central de Risco.

Processo de Validação
Integração aos Demais Módulos

Integração aos Demais Módulos

As funções do módulo de GARANTIAS são utilizadas pelos demais sistemas integrados, havendo necessidade mínima de acesso direto ao sistema. A menos das funções de parametrização, todas as etapas do processo de concessão de crédito são validadas através de serviços padronizados que aplicam as regras de negócios e retornam ao processo de origem o resultado das validações previstas.


Processo de concessão de Crédito

1. Propostas de crédito são levantadas as garantias oferecidas pelo proponente e validadas de acordo com a LINHA DE CRÉDITO.

  • a. Se existe detecção de inconsistências a proposta é deferida.
  • b. Se a proposta é deferida, as garantias são utilizadas na função de emissão do contrato.

2. As garantias são sujeitas a contabilização nas contas de compensação e nas contas do CADOC 3040.

3. Outras funções, como reavaliação e execução de garantias são atendidas pelo sistema.

Processo de concessão de Crédito