Garantias de crédito

PD Garantias

É um sistema eletrônico permite validar dentro do fluxo de propostas os limites sobre o valor do crédito, bem como a obrigatoriedade de tipos de garantias a serem oferecidas pelo mutuário para deferimento da proposta em análise.

Diminuindo os riscos de perdas

O princípio fundamental na concessão de operações de crédito exige uma avaliação do risco de não pagamento, onde insere a capacidade de retorno dos empréstimos e a segurança das garantias oferecidas. O módulo de Garantias de Crédito define as exigências mínimas para cada produto, que permite validar dentro do fluxo de propostas os limites sobre o valor do crédito, bem como a obrigatoriedade de tipos de garantias a serem oferecidas para aprovação da proposta em análise.

Processo de validação

Dentro do trâmite das propostas administrada na fase de ANÁLISE & ATENDIMENTO, a verificação das exigências de garantias é fator impeditivo para aprovação do crédito, caso não esteja contemplada.

O GESTOR DE CRÉDITO define os parâmetros do sistema para funcionar o módulo de GARANTIAS. Enquanto as LINHAS DE CRÉDITO criam bases de informações que são definidas pelo Banco central.

A parametrização feita a partir das Linhas de Crédito é utilizada na validação e aceite das propostas, que fazem parte do contrato, que são aplicadas na emissão de contratos, bem como no envio do CADOC 3040 – Central de Risco.

Integração aos demais módulos

As funções do módulo de GARANTIAS são utilizadas pelos demais sistemas integrados, havendo necessidade mínima de acesso direto ao sistema. A menos das funções de parametrização, todas as etapas do processo de concessão de crédito são validadas através de serviços padronizados que aplicam as regras de negócios e retornam ao processo de origem o resultado das validações previstas.

Processo de concessão de Crédito

  1. Propostas de crédito são levantadas as garantias oferecidas pelo proponente e validadas de acordo com a LINHA DE CRÉDITO.
    1. Se existe detecção de inconsistências a proposta é deferida.
    2. Se a proposta é deferida, as garantias são utilizadas na função de emissão do contrato.
  2. As garantias são sujeitas a contabilização nas contas de compensação e nas contas do CADOC 3040.
  3. Outras funções, como reavaliação e execução de garantias são atendidas pelo sistema.